Como fazer uma conclusão de redação

O último paragrafo de uma redação pode parecer menos importante, mas achar isso é um erro que pode custar uma boa porcentagem de sua nota. Assim como todas as outras partes, a conclusão é um fator importantíssimo para a nota final de seu texto. Nesta parte o autor precisa fechar o seu texto, é onde ele irpa condensar os principais pontos de sua redação. Esta etapa da redação não pode ter argumentos ou provas, pois se volta especificamente para o encerramento do texto.Ao escrever a conclusão de sua redação é bom evitar alguns erros bem comuns. Tenha certeza que o texto foi finalizado, por mais que ainda exista alguma questão aberta para reflexão, os pontos importantes precisam estar concluídos.

Lembre-se que a redação argumentativa exige um ponto de vista do autor, então não tenha medo de expressá-lo, principalmente na conclusão. Entretanto, alguns termos não são recomendados pois são considerados poucos criativos, são estes: “concluindo”, “em resumo”, “terminando”. Evite também termos como “em minha opinião” ou “eu acho”, prefira termos com sujeitos indeterminados ou até mesmo na primeira pessoa do plural como “a partir dos fatos deduz-se que” ou “Podemos concluir que”. Além da pessoa, as palavras “opinião” ou “acho” trazem incerteza ao texto, o que pode ser mal visto pelo avaliador.

Tipos de Conclusão

Existem alguns tipos básicos de conclusão, obviamente, em todas é preciso encerrar o texto. A ideia que foi passada na redação precisa ser concluída, não importa qual o seu estilo de conclusão. Veja alguns tipos a seguir.

Retomada da Tese

É um tipo de confirmação da introdução. Este tipo de conclusão resume os elementos já usados no decorrer da redação para afirmar que o que foi dito na introdução faz sentido ou é verdadeiro. É bom tomar cuidado com repetição de palavras, o que deve ser retomado nesta conclusão é apenas as ideias apresentadas.

Perspectivas futuras

A partir do que foi discutido no texto, o autor pode ser capaz de criar algumas hipóteses sobre o futuro. Levando em conta os pontos apresentados pode-se fazer uma projeção do futuro para o encerramento do texto. A perspectiva futura pode ser boa ou não, apresentar alguma solução ou apenas projetar a visão de futuro do autor. Lembre-se de se basear no que foi apresentado ao decorrer do texto, fugir disso pode fazer com que a conclusão se perca e causar uma redução da nota.

Proposta de solução do problema

Com o reconhecimento do problema, quais são as formas de solucioná-lo? Esta é uma forma bem expressiva de se encerrar a redação, porém, as soluções não podem ser utópicas ou generalizadas, precisam ser consistentes e possíveis. “As pessoas tem que se conscientizar” ou “Os Estados Unidos tem que dividir seu dinheiro com os pobres” são situações, respectivamente, generalizada e utópicas, e por isso acabariam prejudicando o texto e a nota. Caso o problema não tenha solução, ou esteja difícil pensar em alguma, é melhor evitar este tipo de conclusão.

Reflexão e Pergunta Retórica

É possível acabar a sua redação com uma pergunta, mas é preciso escolher bem qual. A conclusão precisa encerrar a sua ideia sobre o tema, o que não significa que seja preciso encontrar uma solução para o problema. Fazer o leitor ter um reflexão sobre o assunto pode ser muito bom para a redação, mas não é fácil de se fazer. É preciso escolher bem a pergunta e as palavras para não parecer que o texto não foi concluído. Outro tipo de pergunta que não prejudica é a retorica, pois ela se responde por si só. Outra vez, é preciso escolher bem as palavras para não ter confusão.

Como fazer uma conclusão de redação
4.8 (96%) 5 votos