Artigo
O que é um Artigo?
Os artigos são palavras que acompanham substantivos e têm a função básica de especificar algo ou generalizar. Também podem identificar ou alterar o gênero do substantivo que acompanham. Os artigos podem ser classificados como definidos ou indefinidos, a depender da especificação que dão ao substantivo.
Artigos definidos
São artigos que particularizam o substantivo. Quando acompanhado por um artigo definido, o significado do substantivo se torna determinado, como se fosse um elemento específico dentro de um grupo. Os artigos definidos são representados pelas palavras “o”, “a”, “os” e “as”.
Exemplos: O pudim acabou; Eu achei a garota dos sonhos; Desci as escadas.
Artigos indefinidos
São artigos que generalizam o substantivo. Quando acompanhado por um artigo indefinido, o substantivo fica com um significado abrangente, como se fosse qualquer elemento dentro de um grupo específico. Os artigos indefinidos são representados por: “um”, “uma”, “uns” e “umas”.
Exemplos: Um cartaz caiu do mural; Ontem eu achei uma moeda na carteira; Comi uns biscoitos.
Uso alternativo dos artigos
Substantivação
Quando um artigo é seguido por outra palavra que não é um substantivo, essa palavra acaba ganhando um sentido de substantivo, perdendo a sua função original. Este fenômeno pode acontecer com qualquer palavra que não é um substantivo: verbos, adjetivos, advérbios, preposições, substantivos próprios e até orações inteiras.Exemplos: A bonita chamou minha atenção; O pintar é uma arte; O porquê da questão ainda não está definido.
Restrição de significado
Muitas vezes, na oração, um substantivo não necessita de um artigo acompanhando-o, pois ele possui um significado muito geral. Podemos ver esta situação na seguinte oração: “João passou na prova com esforço”. Porém, quando se restringe o sentido do termo “esforço” podemos ter duas situações: “João passou na prova com o esforço necessário”, caso esforço tenha um significado determinado; e “João passou na prova com um esforço incomum” caso esforço esteja significando algo indeterminado.Determinação do sujeito da oração
Para ser considerado o sujeito de uma oração, um substantivo precisa ser determinado de alguma maneira, seja implícita ou expressamente. O determinante pode ser específico ou geral. Quando se trata de um sujeito específico, usa-se o artigo definido; quando o sujeito da oração é vago, usa-se o artigo indefinido.Exemplos: O homem tomou café; Um homem tomou café.