Como fazer um desenvolvimento de redação

O desenvolvimento em uma redação é, normalmente, a parte mais extensa e complexa. Nesta parte é preciso pegar os argumentos e idéias apresentados na Introdução e desenvolvê-lo de forma mais elaborada. É muito importante que o desenvolvimento e a introdução se relacionem, não adianta apresentar ideias interessantes na primeira parte se no restante dos textos elas não serão trabalhadas.

Estrutura do paragrafo de Desenvolvimento

Não existe regra para a estrutura do paragrafo de desenvolvimento, porém, há um formato padrão que atende aos requisitos básicos para uma redação de uma prova ou concurso. O paragrafo básico de desenvolvimento começa com um tópico frasal, que consiste em um período que resume a ideia ou argumento que será apresentado. Em seguida há uma ampliação do tema, onde será desenvolvido o que foi apresentado no tópico frasal. Por fim, pode ser feito um fechamento, onde o autor relaciona a sua ideia ou argumento com o tema e sua opinião.

Tipos de argumentos

Os argumentos são parte muito importante do desenvolvimento, é a partir deles que o autor torna a sua opinião válida ou interessante. Existem alguns tipos básicos de argumentos que podem ser usados, porém o autor precisa ter repertório para elaborá-los. Veja os tipos de argumentos.

  • Argumento por autoridade: Este tipo de argumento usa da citação ou paráfrase de alguém que possui notoriedade ou seja uma autoridade no assunto que se quer abordar, porém é preciso tomar cuidado para a citação não fugir ao tema
  • Argumento por ilustração: Trata-se de usar exemplos reais para retratar o seu ponto de vista. Pegar casos anteriores ou situações parecidas para mostrar que sua opinião sobre o tema é valida.
  • Argumento por pensamento lógico: Segue a linha de raciocínio da lógica, pegar uma situação geral e direcioná-la para um caso específico. Por exemplo, ir do machismo para um caso de violência contra a mulher.
  • Argumento de provas concretas: Este tipo de argumento se baseia em questões menos subjetivas, como: leis, dados estatísticos, fatos de conhecimento público. E o uso destes para fundamentar o ponto de cista do autor.

É preferível que o mesmo argumento não seja repetido no desenvolvimento. Caso, em um dos parágrafos, o argumento por autoridade tenha sido usado, é importante evitá-lo usar nos próximos parágrafos.

Tamanho do desenvolvimento

Normalmente, uma redação de prova ou de concurso e vestibular dão uma máximo de 30 linhas para a elaboração do texto. Além do desenvolvimento, ainda existem a Introdução e a Conclusão, que costumam ocupar 10 a 15 das 30 linhas, o que deixa 15 a 20 linhas para o desenvolvimento. O número de parágrafos de desenvolvimento costuma ser entre dois ou três, pois, além das poucas linhas para elaboração, menos de dois deixaria o texto com pouco conteúdo, e mais de três pode fazer com que o texto fique superficial, reduzindo a nota em ambos os casos.

Lembrando que o número de ideias ou argumentos que foram mostrados na introdução serão o número de parágrafos de desenvolvimento, por isso, não é recomendável apresentar mais de três ou apenas uma ideia no primeiro paragrafo de sua redação.

Como fazer um desenvolvimento de redação
5 (100%) 6 votos