Advérbio
O que é um Advérbio?
Os advérbios, assim como os adjetivos, carregam sua definição no próprio nome: o prefixo “ad” tem o significado de “ficar”, “jazer”. O adverbio também tem a função de caracterizar, mas diferente dos adjetivos, que caracterizam substantivos, os advérbios caracterizam o processo verbal. Ao contrário do que parece, os advérbios modificam não só os verbos, mas também podem caracterizar adjetivos, outros advérbios e até orações inteiras. Alguns grupos de palavras podem formar locuções adverbiais, e estas locuções assumem a função de advérbios. Normalmente são compostas por preposições e substantivo e advérbio.
Exemplos de uso de advérbios: Despertar atrasado, despertar no fim da tarde, corra muito, corra para longe.
Classificação
Os advérbios e as locuções adverbiais são caracterizados pela circunstância que eles expressam ao ser colocados junto à palavra que será caracterizada. São sete as circunstâncias que podem ser expressas pela função adverbial. Veja na lista a classificação dos advérbios e em seguida alguns exemplos.
- Lugar: aqui, ali, ao lado, de fora, aí, por aí.
- Tempo: cedo, tarde, de madrugada, antes, depois.
- Modo: bem, mal, devagar, lentamente, friamente, facilmente.
- Afirmação: sim, com certeza, certamente.
- Negação: não, de maneira alguma, tampouco.
- Dúvida: talvez, quiçá, possivelmente.
- Intensidade: muito, pouco, quanto, quase, de todo, tão.
As circunstâncias de causa e finalidade só podem ser expressas por locuções. São exemplos de:
- Causa: de dor, devido a, por razões de.
- Finalidade: para o, para aquela.
Existe também um tipo de advérbio que é usado em orações interrogativas. Os advérbios interrogativos podem exprimir modo, tempo, lugar e causa.
Exemplos: como, quando, onde, por que.
Flexões dos advérbios
Grau comparativo
Os advérbios podem assumir um grau comparativo de igualdade, inferioridade ou superioridade, como pode ser visto respectivamente nos exemplos abaixo.- Ele era tão esperto quanto eu.
- Ele era menos esperto que eu.
- Ele era mais esperto que eu.
Grau superlativo
Os advérbios podem variar para expressar uma maior intensidade, e isso pode se dar dos seguintes modos:- Analítico: ocorre pela a adição de um advérbio de intensidade. Exemplos: muito calmamente, devagar demais, muito distante.
- Sintético: obtido pela adição do sufixo -íssimo. Exemplos: muitíssimo, pouquíssimo.