O novo acordo ortográfico trouxe mudanças para a gramática que estávamos habituados, talvez as mudanças na acentuação sejam as que encontrarão dificuldades para serem completamente inseridas na nossa ortografia. Com as mudanças, muitas palavras que estávamos acostumados a acentuar não precisam mais de acento. Felizmente as mudanças não trouxeram nenhuma regra de adição de acento, apenas regras para o não uso.
Mudanças
- O acento Trema foi abolido. As palavras do português que usavam trema não levam o acento mais. É o caso de Linguiça e Frequência.
- Palavras estrangeiras que levam o acento Trema mantem-se como na língua original. É o caso de Müller e Bündchen.
- Não é usado mais acento circunflexo em palavras que terminem com “oo”. É o caso de Voo e Enjoo.
- Não é usado mais acento circunflexo nas formas verbais da terceira pessoa do plural com o final “eem”. É o caso de Leem, Veem e Deem.
- Ditongos abertos “ei” e “oi” em palavras paroxítonas deixam de levar acento. Como em Ideia, Jiboia e Plateia.
- A vogais “I” e “U” tônicos precedidos de ditongo em palavras paroxítonas não tem mais acento. Como exemplo temos Feiura e Baiuca.
- Acento agudo “U” tônico em formas verbais que têm o acento tônico na raiz são abolidos caso tenha “G” ou “Q” antes e “E” ou “I” depois. É o exemplo de Averigue e Apazigue.
- A distinção com acentos agudo ou circunflexo de palavras paroxítonas que tem mesma escrita que palavra átonas deixa de existir. Veja os caos:
- Para (Verbo Parar) e Para (Preposição)
- Pela(s) (Substantivo e Verbo Pelar) e Pela(s) (preposição per + artigo a)
- Polo(s) (Substantivo) e Polo(s) (Combinação popular de per + los)
- Pelo (Verbo pelar), Pelo(s) (Substantivo) e Pelo(s) (Per+o)
- Pera (Fruta), Pera (Arcaico de pedra) e Pera (preposição arcaica)
- Duplicidade de acentos agudo ou circunflexo é mantida em algumas palavras. Agora em qualquer país lusófono é possível se escrever Econômico ou Económico sem que seja erro uma das formas.