Entenda o novo acordo ortográfico

O que é o Acordo Ortográfico?

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é um tratado que teve origem em 1990 e envolve todos países lusófonos, ou seja, que têm a língua portuguesa como idioma oficial. Apesar de sua data de origem, o Acordo só começou a vigorar no Brasil em 2009, e sua obrigatoriedade começou apenas em 2012. Além do Brasil e Portugal, Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste também aderiram ao Acordo Ortográfico. Esta não é a primeira tentativa de tornar a Língua Portuguesa mais unificada: Brasil e Portugal tentaram implementar, no ano de 1945, um outro acordo, mas que não foi muito bem-sucedido. O Acordo Ortográfico de 1990 é muito mais abrangente, pois envolve todos os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Para que serve o Acordo Ortográfico?

O objetivo principal do Acordo Ortográfico é a unificação da língua portuguesa escrita entre todos os países da CPLP. Antes do acordo existiam dois tipos de ortografia para a nossa língua: o português de Portugal e o português brasileiro. Esta diferenciação de um mesmo idioma tornava complicada a publicação de qualquer tipo de produto escrito em língua portuguesa, pois era preciso fazer uma versão para cada variação da língua.

Apesar de ser possível para qualquer falante da língua portuguesa ler sem muitas dificuldades textos em português de Portugal ou brasileiro, esses problemas editoriais levantaram a discussão sobre a necessidade da unificação. Depois da falha de 1945, entre Portugal e Brasil, foi feito outro acordo, desta vez com todos os países lusófonos. O acordo só serve para a língua portuguesa escrita, não afetará a forma de falar ou a pronúncia das palavras.

O que mudou?

As mudanças que o Acordo Ortográfico trazem para nossa escrita não são muito complicadas. São mudanças que buscam fazer com que o português escrito de todos os países da CPLP sejam mais parecidos e que não seja mais preciso fazer duas versões do mesmo texto para o mesmo idioma. Apesar de pontuais, as mudanças podem ser um pouco complicada para todos. Algumas palavras bem comuns agora são escritas de forma diferente, seja sem um acento ou sem um hífen.

As principais mudanças do acordo ortográfico são nas regras de:

  • Acentuação
  • Uso do hífen
  • Uso das letras maiúsculas e inserção de letras no alfabeto.
Entenda o novo acordo ortográfico
4.7 (94.29%) 7 votos