Tem muita gente que confunde um pouco as palavras na hora de escrever um texto. Isto é normal em quase qualquer língua, e o Português também não é diferente. As vezes achamos que por conta de duas palavras serem muito parecidas uma delas é correta e a outra é um erro, mas na maioria do casos são apenas duas palavras com significados ou funções diferentes. Esse é o caso destas duas palavras “viagem” e “viajem”, ambas estão corretas e tem, inclusive, significados bem próximo, porém, se diferem no quesito morfológico. Entenda melhor as semelhanças e diferenças entre essas duas palavras.
Viagem
Esta palavra e um substantivo comum, ou seja, esta nomeando algo. Neste caso específico “viagem” também pode ser usado como um sinônimo de “jornada”, “deslocamento”, “locomoção” e “excursão”. É usada quando é preciso se referir a uma viagem como “algo”, e não como “ação”. Veja alguns exemplos do uso desta palavra.
- Ele pagou a viagem em dinheiro.
- Nossa viagem será em janeiro.
- A viagem foi ótima.
Viajem
Diferente da anterior, esta palavra se refere à ação de sair em uma jornada, e não a jornada em si. É um verbo, mais precisamente uma conjugação do verbo “viajar” na terceira pessoa do plural do presente subjuntivo ou imperativo. Veja alguns exemplos do uso desta palavra.
- Avise-os antes que eles viajem.
- Quero que vocês viajem logo.
- Não é necessário que eles viajem muito.