Os verbos “veicular” e “vincular” são muito confundidos frequentemente, isso se dá por conta da suas semelhanças na escrita e na pronuncia. Porém confundir essas palavras pode acabar te deixando em maus lençóis visto que seus significados são bem diversos e podem mudar completamente o sentido daquilo que queria ser dito. Entenda os significados dessas palavras e veja alguns exemplos de frases para facilitar a compreensão de seus usos.
Veicular
Como podemos notar, esta palavra tem relação com “veículo”, e seu significado também. “Veicular” pode ser entendido como “transportar em um veículo”, “difundir” ou “propagar”. Ou seja, é o transporte, seja de algo material ou imaterial, como por exemplo pessoas e informações. É importante não confundir o verbo “veicular” com o adjetivo, que tem o significado de “próprio de veículo”. Veja alguns exemplos do uso do verbo.
- Como iremos veicular nossa propaganda?
- Os anúncios serão veiculados na rádio.
- Veicularam os moveis por caminhão.
Vincular
Este verbo tem o significado de “atar”, “ligar”, “relacionar”, “unir por vínculos”. Está relacionado diretamente à ideia de vínculos, elos. “Vincular” também pode ser um adjetivo, e é preciso tomar cuidado para não confundi-lo com o verbo. Veja alguns exemplos do uso de “vincular” em frases.
- As temporadas da série estão bem vinculadas.
- O casamento vincula ainda mais o casal.
- Não sei como vincular esses parágrafos.