Resenha

A resenha é um tipo de texto que tem como função exibir a análise de um determinado objeto e construir relação entre as propriedades deste. Uma resenha pode ter como objeto de análise filmes, livros, peças de teatro, obras de arte e até mesmo objetos que não estão tão ligados ao meio artístico, como partidas esportivas e videogames. O objetivo da resenha é apresentar ao leitor um texto (neste caso, texto significa uma manifestação de idéias) do qual ele não possui conhecimento prévio. As resenhas são bastante usadas no meio acadêmico, pois servem para analisar a capacidade de compreensão de um aluno, e no jornalistico, por sua capacidade de oferecer ao leitor do jornal um conhecimento sobre algum evento ou objeto cultural pelo qual ele se interessou. Este tipo de produção textual pode ser de caráter opinativo, trazendo comentários e pontos de vista do autor à medida que o objeto resenhado é analisado.

Tipos de Resenhas

Existem dois tipos de resenhas, e a diferença entre elas está no julgamento realizado pelo autor, e não do objeto a ser analisado. Os julgamentos podem ser de verdade ou de valor, e os tipos de resenha são:

  • Descritiva: Conhecida como resenha técnica ou cientifica. Nela o autor utiliza o julgamento de verdade para analisar o texto. Nesse tipo de resenha, o que é julgado são as idéias do autor original e a pertinência e consistência de suas colocações no texto. É um tipo de resenha bastante utilizado no meio acadêmico e também quando se fala de livros técnicos.
  • Crítica: Esse tipo de resenha, também chamada de opinativa, faz o uso do julgamento de valor, beleza do conteúdo e da forma, e estilo. Por conta desses julgamentos, a resenha crítica é mais detalhada que a descritiva e o autor precisa fundamentar seus argumentos a partir de propriedades do texto que está sendo analisado. Essa resenha pode tecer tanto argumentos positivos quanto negativos sobre a obra, a depender dos valores levados em conta pelo autor.
Resenha
3.5 (70%) 2 votos