“Tão pouco” ou “tampouco”

Palavras com a pronuncia parecida podem confundir até mesmo na hora de escrevermos, por isso é muito importante prestar bastante atenção aos que se está querendo dizer e qual palavra estamos usando, claro que conhecer um pouco mais sobre o vocabulário de nossa rica língua também ajuda bastante! Vamos tirar a duvida sobre o uso correto das expressões “tão pouco” e “tampouco” por mais que tenham um som bem parecido, tem significados diferentes.

Tão pouco

Essa expressão pode ser entendida como “muito pouco”, “pouca coisa”. É formada pelos Advérbios de intensidade “tão” e “pouco”. Normalmente é usado para expressar que algo foi realmente muito reduzido, escasso, curto. Para melhor entendimento do uso desta expressão veja alguns exemplos práticos.

  • Eles ficaram tão pouco tempo.
  • Não sabia que aqui tinha tão pouco espaço.
  • você mostrou tão pouco interesse.

Tampouco

Essa palavra é um advérbio, e funciona praticamente como o negativo de “também”. Pode ser facilmente substituído por “também não”, “nem” e “sequer”. É composto por uma junção de duas palavras que viraram apenas uma: “tão” e “pouco”. Não é a toa que a pronuncia seja tão parecida. A palavra é usada, praticamente, para reforçar alguma oração, frase ou expressão negativa já citada anteriormente. Veja alguns exemplos práticos para facilitar seu entendimento.

  • Não gostei do filme, tampouco do cinema.
  • Ela não me ama, tampouco me odeia.
  • Se você não quer brigar, eu tampouco!
5/5 - (1 vote)