O que é sintaxe?

A sintaxe é o estudo das palavras dentro das frases ou orações, da relação que elas criam entre si para compor o significado. É também o estudo da relação das orações dentro do período. A sintaxe é a ferramenta usada para formar uma frase compreensível, por isso se as relações que as palavras estabelecem entre si dentro de uma oração mudam, o sentido também muda, mesmo se usarmos as mesmas palavras. Assim como na matemática, se você tem a operação 10 dividido por 2, o resultado será diferente caso sejam invertidos os números. 10 dividido por 2 é igual 5, mas 2 dividido por 10 é igual a 0,2. Percebemos que com a inversão dos números obtivemos um resultados diferentes.

Diferença entre frase, oração e período

Para entender melhor o sentido de sintaxe, é preciso compreender os conceitos de frase, oração e período. Esses três elementos, apesar de possuírem significados diferentes. estão diretamente ligados. São os elementos essenciais para a criação de um discurso. Comecemos pela frase, que possui um significado muito mais aberto. As frases têm o objetivo de transmitir uma mensagem, então elas podem ser formadas por apenas uma palavra ou ter uma complexidade muito maior. Sempre é possível reconhecer o começo e o fim de uma frase oralmente, e na escrita normalmente se identifica o começo por uma letra maiúscula e o final por um ponto.

EXEMPLOS: “Socorro!” e “Eu preciso que alguém envie ajuda para atender uma senhora que foi atropelada e já não está conseguindo respirar.”

Orações e períodos possuem conceitos mais definidos. Uma oração é uma frase ou um fragmento dela que é formada por um verbo ou locução verbal. As frases compostas por orações são chamadas de períodos. Os períodos podem ser simples ou compostos, esta definição depende do número de orações em sua estrutura. Caso o período possua apenas uma oração, é chamado de período simples; se é formado por duas ou mais orações, é um período composto.

EXEMPLOS: “Pare com isso” é um período simples. “Pare com isso que já ficou chato” é um período composto.

Tipos de frase

A frase tem o objetivo de transmitir um conteúdo para alguém, e existem diversas maneiras para se fazer isso. Na língua portuguesa algumas dessas formas de se expressar já são muito comuns, e por isso a entoação delas tornou-se previsível. Esses tipos comuns de frases podem ser classificados conforme as categorias a seguir:

  • Frases declarativas: Frases que declaram ou informam algo. Podem ser tanto no sentido positivo quanto no negativo.

    EXEMPLOS: frase declarativa afirmativa: “Isto vai cair”; frase declarativa negativa: “Isto não vai cair”.

  • Frases interrogativas: Frases através das quais se procura obter alguma informação ou faz-se um questionamento. Podem ser diretas ou indiretas.

    EXEMPLOS: frase interrogativa direta: “Isto vai cair?”; frase interrogativa indireta: “Queria saber se isto vai cair”.

  • Frases imperativas: Normalmente empregadas em pedidos, ordens e conselhos. São frases que têm o objetivo de influenciar as ações do receptor da mensagem. Também podem ser afirmativas e negativas.

    EXEMPLOS: frase imperativa afirmativa: “Corra pelo campo”; frase imperativa negativa: “Não corra pelo campo”.

  • Frases exclamativas: Frases usadas para expressar uma emoção ou estado emotivo.

    EXEMPLO: “Isto vai cair em mim!”.

  • Frases optativas: Frases usadas para desejar algo.

    EXEMPLO: “Que seu sonho se realize!”.

Elementos da sintaxe

O campo de estudo da sintaxe é composto por três elementos: frase, oração e período. Frase é muito abrangente, logo não é necessário um estudo tão aprofundado. Oração e período, apesar de já terem sido definidos, ainda podem ser estudados mais a fundo. A oração possui alguns elementos que são fundamentais na sua constituição:

  • Sujeito
  • Predicado
  • Complemento
  • Adjunto