O que é sílaba

A sílaba é um grupo de fonemas pronunciada em uma emissão de voz apenas. Seu fonema de base é a vogal, podendo ou não ter uma consoante ou semivogais. As sílabas são partes muito fundamentais das palavras, e é possível classificar uma palavra pelo seu número de silabas. Entretanto, não há uma classificação de sílabas pelo número de fonemas, o que as define é a emissão pela voz. Caso os fonemas se combinem em uma única emissão, então aqueles fonemas formam uma sílaba.

Número de sílabas

Enquanto as sílabas são compostas por fonemas, as palavras são compostas por sílabas. Os vocábulos podem ser classificados quanto ao número de sílabas em sua estrutura:

  • Monossílabas – São palavras formadas por uma sílaba apenas. Exemplos: um, sol e ar.
  • Dissílabas – São palavras formadas por duas sílabas. Exemplos: viva, todas, poder e sorte.
  • Trissílabas – São palavras formadas por três sílabas. Exemplos: defesa, sucesso e segredo.
  • Polissílabas – São palavras formadas por quatro ou mais sílabas. Exemplos: academia, esperança, humildade e equivocado.

Sílabas tônicas

Em uma palavra com mais de uma sílaba, uma será mais forte que as outras, e algumas palavras possuem a sílaba tônica acentuada. Este acento é importante muitas vezes para diferenciar duas palavras distintas que têm a escrita parecida ou igual, as palavras homófonas.

Na língua portuguesa, a sílaba tônica sempre estará localizada entre as sílabas antepenúltima e última, sendo mais comum estar presente na penúltima. Uma sílaba tônica nunca vai estar antes da sílaba antepenúltima, ao menos não numa palavra em português. A identificação da sílaba tônica normalmente é feita pela pronúncia da palavra em voz alta, mas às vezes ela pode estar indicada com um acento em uma letra. As palavras também podem ser classificadas por sua sílaba tônica. Os termos são:

  • Oxítonas – Sílaba tônica na última sílaba. São também chamadas de palavras agudas. Exemplos: caju, café e viver.
  • Paroxítonas – Sílaba tônica na penúltima sílaba. São também chamadas de palavras graves. Exemplos: isca, dica e enterro.
  • Proparoxítonas – Sílaba tônica na antepenúltima sílaba. São também chamadas de palavras esdrúxulas. Exemplos: última, próximo e bêbado.