O conceito de período remete a outro já estudado, o de frase. As frases são palavras organizadas de modo a transmitir uma mensagem em diálogos ou textos escritos, através de qualquer meio de comunicação. Sabendo disso, podemos voltar ao estudos dos períodos, que são, conceitualmente, frases. O que define se uma frase é ou não um período é o fato de ela ser ou não composta por orações. Caso uma frase seja formada por uma ou mais orações, ela é considerada um período.

É comum identificar o período pelo começo com letra maiúscula e encerramento com uma pontuação, porém este método é extremamente falível. Em um texto, é comum que as frases sejam períodos, mas isso não significa que seja uma regra. Para identificar com precisão se a frase em questão é ou não um período, é preciso procurar pelo verbo, identificando-o é possível localizar a oração, esta sim trará a certeza da existência do período. Veja os exemplos abaixo:

Que droga! — É uma frase, inicia-se com maiúscula e encerra com um ponto, mas não é composta por oração.

Isto é uma droga! — Também é uma frase iniciada com letra maiúscula e terminada com um ponto, mas possui um verbo que define a oração; logo, é um período.

Tipos de período

Os períodos não possuem uma classificação muito ampla, eles são definidos apenas pelo número de orações que os compõem. O tipo da oração também influencia no tipo do período, entenda mais a seguir.

Período simples

Os períodos simples são aqueles que não possuem mais do que uma oração em sua formação. Ou seja, toda a mensagem que o se deseja passar é transmitida com o uso de uma, e apenas uma, oração. Estes períodos são formados pelas orações absolutas.
Exemplo: Eu quero andar de bicicleta hoje.

Período composto

Formado por orações subordinadas ou coordenadas, esse tipo de período é composto por duas ou mais orações em sua estrutura. A depender do tipo das orações envolvidas, o período recebe uma classificação diferente. Ele pode ser um período composto por subordinação, quando é formado por orações subordinadas, ou um período composto por coordenação, se as orações formadoras sejam coordenadas, independentes entre si.

Exemplos:

  • Eu amo minha família, eles são demais! — Período composto por coordenação.
  • Eu soube que você morrerá.– Período composto por subordinação.

Existem casos de períodos compostos por mais de duas orações que preenchem os dois tipos. São os períodos compostos por subordinação e coordenação. Normalmente são necessárias pelo menos três orações para formar um período desses.
Exemplo: Eu soube que ocaso está ficando sério e você está a frende de tudo.