Origem da expressão “cagado e cuspido”

A origem da expressão “cagado e cuspido” – muito usada para enfatizar a semelhança de uma pessoa com outra – é recheada de teses, teorias e hipóteses. Uma das mais comuns aponta que o dito original seria ‘esculpido em Carrara’, ou seja, talhado num mármore típico da região italiana de Carrara. Outros pesquisadores alegam que a fala surgiu de ‘esculpido e encarnado’.

O mais certo, no entanto, é que ambas as teses indicam um desvirtuamento, uma corruptela de vocábulos mais rebuscados por termos mais populares. Sendo que além do ‘cagado e cuspido’, muitos falantes da língua portuguesa conhecem a mesma expressão como ‘cuspido e escarrado’. O que difere uma da outra é, essencialmente, a região geográfica e sua respectiva cultura e costume.

É interessante citar que a relação entre o cuspe e a semelhança física tem o seu primeiro registro no francês do século XV. A expressão ‘tout craché’ (totalmente cuspido) indicava, provavelmente, a ligação ‘do cuspir’ com o ato da geração – uma conexão simbólica entre a ejaculação e o cuspe. Já no dicionário Oxford, o termo em inglês surgiu no início do século XVII – ‘spit and image’ (cuspe e imagem), da ideia de uma pessoa ter sido criada a partir do cuspe de uma outra, dada a semelhança entre elas.

Origem da expressão “cagado e cuspido”
3 (60%) 2 votos