Na hora de escrever, sempre rolou uma grande confusão na escolha das palavras “mal” ou “mau” e seus antônimos “bem” e “bom”. Apesar de ter um pronuncia bem parecida, e as duas terem um significado que, de certa forma, se assemelha, os dois pares de palavras tem funções e usos completamente diferentes. Entenda melhor como usar cada uma delas e o que elas significam a seguir.
Mau e Bom
Os Antônimos em questão são adjetivos, ou seja, eles dão característica a um substantivo, locução ou qualquer palavra substantivada. Seu significado está ligado à qualidade ou comportamentos, podendo ser tanto sinônimos de “ruim/ótimo” e “maldoso/bondoso”. As palavras podem se flexionar por gênero e nûmero, se tornando “má/boa”, “maus/bons” e “más/boas”. Veja alguns exemplos e entenda melhor o seu uso.
- Ele é um mau aluno
- Anderson é um bom lutador
- Essa piada foi de mau gosto
- Não sei se você está tendo boas influências
Mal e Bem
Essas palavras normalmente são usadas como advérbios, ou seja, elas caracterizam o processo verbal. São advérbios de modo e podem ser sinônimos de “incorretamente/corretamente”, “erradamente/certamente” e “negativamente/positivamente”. Mal também pode exercer função de conjunção, ligando dois elementos ou orações com o significado de “assim que”. Outro uso comum para estas palavras é o de substantivo, podendo significar uma situação negativa ou positiva. Veja os exemplos seguidos das funções das palavras em cada um deles para uma compreensão melhor.
- Maria se comportou mal hoje. – Adverbio
- Eles representaram bem a sala. – Adverbio
- Mal começou e já terminou. – Conjunção
- Eles são o mal da sociedade. – Substantivo
- Vocês não sabem o bem que fizeram. – Substantivo.