Classicismo

O classicismo é um movimento artístico e literário que esta ligado com a valorização do mundo antigo, ou seja, fazem referencia à antiguidade clássica, em especial a arte e literatura grego-romana. Este movimento, na literatura, ganhou força e foi distribuído por toda a Europa com o desenvolvimento da imprensa. O classicismo teve surgimento no período do movimento social renascentista, que trazia os conceitos de antropocentrismo, razão e de avanço da humanidade.

Além de trazer bastante a o contexto greco-romano para o seu tempo, o classicismo também tinham muito forte em sua base a valorização da razão, e a busca entre o equilíbrio de razões e emoções.

Características

O classicismo tem algumas características bem marcantes e outras muito óbvias, mas não menos importantes. Como surgiu no período do renascimento, é comum também que tenha muitos pontos em comum com este movimento social tão relevante para a história europeia e mundial. São características classicistas:

  • Valorização do clássico: os autores classicistas buscavam retomar à arte da antiguidade clássica, incluindo algumas referencias mitológicas.
  • Valorização da razão: A razão era um dos atributos humanos mais valorizados pelos autores deste movimento.
  • Objetividade e simplicidade: A linguagem classicista era sóbria, clara e não possui excesso de figuras de linguagem ou qualquer outro aspecto que dificultasse o entendimento.
  • Equilíbrio formal e estrutural: a busca por equilíbrio dos classicistas também era relacionado com a estrutura de seus textos e obras. O soneto é decorrente desta característica.

Além de outras características mais diretas como o antropocentrismo, individualismo, universalismo e o nacionalismo.

Classicismo no Brasil

O Brasil não teve autores classicistas, porém teve um movimento que foi influenciado por ele de certa forma: O quinhentismo.

Principais autores e suas obras

  • Luís Vaz de Camões – ‘Os Lusíadas’, obra também pertencente ao Humanismo, provavelmente concluída em 1556 e publicada pela primeira vez em 1572 (durante o período classicista), fez de Camões um dos maiores escritores em língua portuguesa.
  • Bernardim Ribeiro – poeta e escritor português, Ribeiro introduziu o bucolismo em Portugal e colaborou no Cancioneiro de Garcia de Resende junto a poetas palacianos, como Gil Vicente e Sá de Miranda. Sua principal obra, a novela ‘Saudades’, mais conhecida como ‘Menina e Moças’, é a primeira novela pastoril escrita em português.
  • Antonio Ferreira – considerado por muitos como um dos maiores poetas do classicismo, Ferreira era mais conhecido como ‘o Horácio português’. Sua obra mais notável, ‘Tragédia de D. Inês de Castro’, marcou a cultura e a história portuguesa.
    Classicismo
    4.6 (91.55%) 116 votos