Etimologia de “restaurante”

A palavra “restaurante” tem sua origem no latim “restaurare”, que significa “restaurar”, sendo sinônimo de “restaurador”, ou seja, onde algo está sendo restaurado. A popularização da palavra e seu significado atual, começaram a ganhar forma no século XVIII, onde uma casa de comidas foi aberta em Paris por um empresário francês chamado Boulanger. Um cartaz escrito em latim vulgar compunha a fachada do estabelecimento, no qual se lia: Venis ad me omnes qui stomacho laboratis et ego restaurabo vos”, sendo assim “Vinde a mim os que tendes o estômago vazio que eu os restaurarei”.

Naquele tempo, existiam apenas as tabernas, onde só eram servidos vinhos e outras bebidas, raramente algum petisco, e nenhum traço de casas semelhantes à essa.
A casa de Boulanger demorou a obter êxito, somente vinte e quatro anos mais tarde, quando a Revolução Francesa estourou. Porém, seu sucesso foi tão forte que, diversos estabelecimentos iguais ao dele, começaram a se chamar “restaurat” e, posteriormente “restaurant”, multiplicando-se assim por toda Paris e, consequentemente, por outras capitais europeias.

4.9/5 - (17 votes)