Etimologia de “briga” e “brigadeiro”

A etimologia de “briga” tem a sua origem no italiano “BRIGA”, ‘incômodo, problema, luta’, que por sua vez surgiu do celta “BRIGA”, ‘força’. Do vocábulo céltico derivam ‘brigue’ (uma espécie de navio de guerra), ‘brigada’ (uma divisão do exército) e ‘brigadeiro’ (patente de um oficial das forças armadas), este último também é um doce muito comum em aniversários.

Na Aeronáutica, um brigadeiro é um oficial que assume grandes responsabilidades em terra e, por tal motivo, só realiza voos quando o céu está sem turbulências e perfeito – daí surgiu a expressão ‘céu de brigadeiro’.

Quanto ao doce – guloseima totalmente brasileira, para quem não sabe – segundo a história ele ganhou tal nome nas eleições de 1945. O brigadeiro Eduardo Gomes, então candidato ao cargo de presidente, tinha um slogan curioso: ‘Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro’. Durante o período de campanha, em troca de doações, as mulheres começaram a fazer quitutes, e entre eles, estava o docinho de leite condensado e chocolate em pó. Não demorou para o doce ficar conhecido como o preferido do brigadeiro.

5/5 - (2 votes)