“Estância” ou “instância”

O vocabulário da língua português é muito extenso e cheio de palavras que confundem bastante os falantes. Dois vocábulos podem ser muito parecidos, tanto em sua grafia como na oralidade, porém, ter significados diferentes. Essas palavras são conhecidas como parônimas, e uma dupla que traz bastante problemas é “estância” e “instância”. Veja a diferença de significados entre elas e alguns exemplos que facilitam ainda mais o entendimento de seus usos.

Estância

Os significados deste substantivo normalmente se referem a moradias, o mais comum é o de local de estadia temporária, seja para férias, tratamentos ou outros. É o lugar onde se permanece ou está. Pode também significar “barracão”, “fazenda de gado” e diversos outros tipos de moradias e similares. Veja alguns exemplos do uso desta palavra em frases.

  • A estância da rua 12 é muito velha!
  • O Governo brasileiro autorizou a estância de dois meses para refugiados.
  • Esta estância militar precisa de reformas.

Instância

Esta palavra é, assim como a anterior, um substantivo. É muito usado na linguagem jurídico, e se refere a uma jurisdição do poder jurídico. Outro significado é o referente a um domínio, área ou âmbito. Pode significar também algo iminente ou urgente, um pedido, suplica ou solicitação insistente e com urgência. Veja alguns exemplos em frases do uso desta palavra.

  • A protesto pede com instância por melhorias gerais.
  • Só use esse recurso em última instância.
  • Isso tem como base a primeira instância.
3/5 - (2 votes)