As palavras “emular” e “imolar” estão corretas e existem de acordo com a norma culta da língua portuguesa. No entanto, apesar de serem escritas e pronunciadas de forma semelhante, os vocábulos possuem significados diferentes – a este tipo de ocorrência chamamos de palavras parônimas.
Emular
Palavra usada para designar o sentimento nobre que nos leva a exceder ou igualar outra pessoa em merecimentos e virtudes; imitar por emulação; disputar a preferência a; rivalizar com; competir com. Na computação, ‘emular’ é reproduzir as funcionalidades de um determinado ambiente, com o objetivo de conceder a execução de outros emuladores sobre ele – essencialmente, um emulador revela as funções de um sistema para reproduzir seu comportamento, assim permite que um software criado para uma plataforma opere em outra.
Exemplos:
- O motoqueiro disputou corrida contigo por espírito de emulação.
- Esse artigo foi emulado desse outro.
- Há diversos programas quem emulam o sistema Android.
Imolar
Já a palavra ‘imolar’ significa oferecer em sacrifício; prescindir de algo; morrer ou matar em sacrifício às divindades; sacrificar animais em favor de entidades espirituais; matar, assassinar; causar danos ou prejudicar; abdicar de algo em favor de terceiros.
Exemplos:
- Jesus foi imolado na cruz.
- A Segunda Guerra Mundial imolou inúmeras vítimas.
- Algumas pessoas se imolam por causas sociais.