Das várias palavras que existem na língua portuguesa, algumas acabam embolando um pouco nossas cabeças na hora de falar ou escrever algo. Vocábulos com a grafia e pronuncia parecidas, porém com significados diferentes, são chamados de parônimos, e são uma das principais origem de dúvidas sobre o nosso idioma. O problema desta vez é entre as palavras “eminente” e “iminente”, que apesar de sua semelhança são completamente diferentes, sem relação quase alguma. Entenda melhor os seus significados e veja exemplos do uso destas palavras.
Eminente
Eminente é um adjetivo, ou seja, ele classifica um substantivo. Tem o significado de “alto” ou “elevado”, porém, em seu sentido conotativo, também pode corresponder a “importante”, “superior”, “excelente”. Esta relacionado com a palavra “eminencia”, e se difere de sua parônima na inicial “E”. Veja alguns exemplos do uso desta palavra.
- Mas que prédio eminente!
- O eminente assunto está sendo discutido.
- Não gosto de lugares eminentes
Iminente
Assim como a sua parônima, “iminente” é um adjetivo, e quer dizer algo que está preste a acontecer. Quando algo está “iminente” é porque será realizado ou efetuado em breve. Pode ser sinônimo de “imediato”, “próximo” e “impendente”. É capaz distinguir esta palavra de “eminente” pela sua inicial “I”. Veja alguns exemplos do uso deste vocábulo.
- Eles compram por conta da crise iminente
- Serão tomadas providências para combater os problemas iminentes
- Espero que você não tenha nenhum plano iminente