“A cerca de”, “Acerca de” ou “Há cerca de”?

O português tem muitas palavras e locuções que tem bastante semelhança sonora e até mesmo gráfica, mas que são usadas em situações diferentes e significam coisas coisas destoantes. As expressões “acerca de”, “a cerca de” e “há cerca de” são um exemplo bem claro desta confusão que a língua gera. Esse problema, porém, é bem fácil de ser resolvido, veja agora as diferenças entres estas três expressões e saiba como usá-las em seus textos!

Acerca de

A expressão acima é uma locução prepositiva, ou seja, ela funciona como uma preposição, ligando dois termos ou duas orações. Esta tem o mesmo significado que “a respeito de” ou “sobre”, podendo ser substituída por qualquer um dessas preposições sem mudar o seu significado. Veja alguns exemplos do emprego da expressão “acerca de”:

“Estavamos comentado acerca de sua nota”
“Queria saber de você acerca de alguns acontecimentos”
“O presidente falou acerca das férias coletivas.”

A cerca de

Para entender essa expressão é preciso entender antes o significado de “cerca de” que também será útil para o próximo tópico. A expressão “cerca de” tem o significado de “aproximadamente”, também podendo significar “mais ou menos”. Quando colocada junto com a preposição “a”, a expressão ganha um significado de distancia ou tempo aproximado. Os exemplos a seguir podem melhorar o entendimento da expressão.

“A empresa fica a cerca de 5 metros do banco.”
“Estamos a cerca de três meses do fim do ano.”
“De carro fica a cerca de 10 minutos daqui.”

Há cerca de

Esta expressão é muito parecida com a anterior, inclusive com a presença do “cerca de” que significa “aproximadamente”. A diferença desta expressão é a substituição da preposição “a” por “há”, do verbo “haver”. Esta adição do verbo haver dá um significado de existência ou de tempo passado aproximado. Veja alguns exemplos para uma compreensão melhor.

Há cerca de 100 pessoas no evento.”
“Estamos esperando há cerca de 20 minutos”

“A cerca de”, “Acerca de” ou “Há cerca de”?
5 (100%) 1 voto