O entendimento dos dígrafos vem desde sua etimologia. A palavra é originária do grego: “di” significa “dois” e “grafo” significa “escrever”. Os dígrafos são duas letras que quando escritas juntas geram apenas um fonema, por isso também são conhecidos pelo termo “digrama”, que significa “duas letras”. Esse fenômeno é muito fácil de se perceber na língua portuguesa. Podemos dividir os dígrafos em dois grupos: os consonantais e os vocálicos.

Dígrafos consonantais

São aqueles produzem um fonema de consoantes. Alguns são bem conhecidos, mas outros são facilmente confundidos com encontros consonantais. Por produzirem apenas um fonema, eles não podem ser considerados encontros consonantais. Veja a seguir os dígrafos consonantais da língua portuguesa e alguns exemplos.

Dígrafo Exemplo
rr (apenas entre vogais) Varrer, terra, morrer
ss (apenas entre vogais) Possui, assunto, essa
ch Chave, cachorro, chora
lh Canalha, baralho, falho
nh Senha, senhor, sonhar
sc Ascensão, nascer, descendente
Nasça, cresço
xc Excessivo, exceção
xs Exsudar
gu (apenas seguido de E ou I) Guerra, guia
qu (apenas seguido de E ou I) Querido, vaqueiro, quilometragem

Dígrafos Vocálicos

Os dígrafos vocálicos são formados por uma vogal seguidas pelas letras M ou N. Esses dígrafos fazem com que as vogais tenham um fonema com articulação nasalada. ANeles, as letras M e N, não são consideradas consoantes, pois fazer parte do dígrafo vocálico. Por essa razão, quando M ou N se encontram com a consoante de uma outra sílaba, não é possível considerar isso um encontro consonantal. Veja exemplos dos dígrafos vocálicos:

Dígrafo Exemplo
am/an Amplificador, antagonista, banca
em/en Envergonhado, empatia, tentativa
im/in Impresso, indigestão, fincar
om/on Computador, congresso
um/un Algum, fungos

Lembrando que palavras com a terminação AM ou EM podem não ser dígrafos, pois o M nessas situações assume um outro fonema, ao invés de produzir apenas um som junto à vogal. Isso ocorre, por exemplo, nas palavras “também” e “ficam”, e nesses casos AM e EM são considerados ditongos.