“Conserto” ou “Concerto”

Um erro muito corriqueiro entre os falantes da língua portuguesa é na hora de usar as palavras “conserto” e “concerto”. Ambas são corretas, mas além da escrita e o significado serem diferentes, as vezes até mesmo as pronuncias podem ser distintas. Entenda melhor quais são as funções, significados e diferenças entre estas duas palavras.

Conserto

A palavra pode ter função tanto de substantivo como de verbo. Como substantivo, tem o mesmo significado que “ajuste”, “reparo”, “remendo”, “correção”, ou seja, é a remoção de erros ou defeitos. Já como verbo, é a conjugação da primeira pessoa no presente do indicativo do verbo “consertar”, que significa o mesmo que “reparar” ou “ajustar”, ou seja, remover os erros. Veja alguns exemplos do uso em ambas as funções.

  • O conserto do carro saiu caro.
  • Não acho ninguém que faça o conserto do ventilador.
  • Eu conserto seu equipamento.

Concerto

Esta palavra também pode assumir a mesma função que a anterior. Como substantivo, tem o significado de referente a uma sessão musical, combinação sonora vindo de instrumentistas, cantores ou de um orquestra. Também pode significar um pacto entre diversas pessoas. Já como verbo é a conjugação na primeira pessoa do presente do indicativo do verbo “concertar”, que significa “harmonizar”, “acordar”, “combinar”, “compor”, “assentar” entre outras na mesma linha de significado. Veja alguns exemplos tratando melhor sobre o uso da palavra nas duas funções.

  • Você foi ao concerto da orquestra hoje?
  • Aquele cantor faz ótimos concertos.
  • Eu concerto com você os pormenores do contrato.

É preciso prestar atenção na pronuncia das palavras “conserto” e “concerto”, pois se diferem quando estão exercendo funções de substantivo ou verbo. Como substantivo, as duas são pronunciadas com a vogal “e” fechada, fazendo o som de “ê”, já em verbo, a pronuncia é em tom aberto, fazendo o som de “é”.

4.1/5 - (21 votes)