“Comprimento” ou “cumprimento”

O vocabulário português é muito vasto e muitas vezes, duas palavras que tem significados bem diferentes acabam tendo a pronuncia e escrita muito parecidas. Estas palavras são consideradas parônimas, e existem vários exemplos deste tipo em nossa língua, porém o que será tratado aqui é o caso de “comprimento” e “cumprimento”. Entenda sobre cada uma das palavras, suas diferenças e usos.

Comprimento

Este substantivo que pode ser usado como sinônimo de “extensão”, “distância”, “altura”, “distância” entre outras palavras ligadas a dimensões e tamanhos. Comprimento se diferencia do seu Parônimo por ser escrito com “o”. Veja alguns exemplos do uso deste substantivo em frases.

  • O comprimento desta sala é de 10 metros.
  • Este menino tem o comprimento de um urso!
  • O que esta sala tem de comprimento, perde em largura.

Cumprimento

Esta palavra pode ser tanto um substantivo como a conjugação de um verbo. Como substantivo, “cumprimento” é sinônimo de “reverência”, “elogio”, “saudação”, etc. Também segue a mesma linha de significados que “realização”, “execução”, “obediência” etc. Como verbo, é a conjugação de “cumprimentar” na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, tem o significado de “dar um cumprimento”, ou “saudar”. Veja alguns exemplos do uso desta palavra em ambas as funções.

  • Como anda o cumprimento da tarefa de casa?
  • Então, ele me fez um cumprimento com a cabeça.
  • Eu o cumprimento por este feito.
3.5/5 - (40 votes)