O classicismo é um movimento artístico e literário que esta ligado com a valorização do mundo antigo, ou seja, fazem referencia à antiguidade clássica, em especial a arte e literatura grego-romana. Este movimento, na literatura, ganhou força e foi distribuído por toda a Europa com o desenvolvimento da imprensa. O classicismo teve surgimento no período do movimento social renascentista, que trazia os conceitos de antropocentrismo, razão e de avanço da humanidade.
Além de trazer bastante a o contexto greco-romano para o seu tempo, o classicismo também tinham muito forte em sua base a valorização da razão, e a busca entre o equilíbrio de razões e emoções.
Características
O classicismo tem algumas características bem marcantes e outras muito óbvias, mas não menos importantes. Como surgiu no período do renascimento, é comum também que tenha muitos pontos em comum com este movimento social tão relevante para a história europeia e mundial. São características classicistas:
- Valorização do clássico: os autores classicistas buscavam retomar à arte da antiguidade clássica, incluindo algumas referencias mitológicas.
- Valorização da razão: A razão era um dos atributos humanos mais valorizados pelos autores deste movimento.
- Objetividade e simplicidade: A linguagem classicista era sóbria, clara e não possui excesso de figuras de linguagem ou qualquer outro aspecto que dificultasse o entendimento.
- Equilíbrio formal e estrutural: a busca por equilíbrio dos classicistas também era relacionado com a estrutura de seus textos e obras. O soneto é decorrente desta característica.
Além de outras características mais diretas como o antropocentrismo, individualismo, universalismo e o nacionalismo.
Classicismo no Brasil
O Brasil não teve autores classicistas, porém teve um movimento que foi influenciado por ele de certa forma: O quinhentismo.