“Auto” ou “alto”

Duas palavras com a mesma pronuncia, porém significados e grafias diferentes. Esta situação não é nem um pouco incomum na língua portuguesa, e confundem a cabeça de muitas pessoas. A dúvida desta vez é sobre as palavras “auto” e “alto”, ambas são corretas e seus significados não são nem um pouco parecidos. Entenda um pouco mais sobre seus usos e veja exemplos da aplicação delas.

Auto

Auto é um prefixo muito visto na palavra “automóvel”, e seu uso é tão comum é não é estranho ver “auto” se referindo a veículos automotivos. O real significado deste prefixo pode ser expressado em “si próprio”, como em “autobiografia” e “autodidata” que podem ser entendidos como “biografia de si próprio” e “educado por si próprio”. Muitas vezes também está ligado com “automático”. A palavra é escrita com um “u” após o “a”. Veja exemplos do uso.

  • Você precisa melhorar seu autocontrole e sua autoestima.
  • Aqui tem uma venda de autos novos e seminovos.
  • Essa maquina tem modo “auto”.

Alto

Alto é o contrário de “baixo”, pode significar “grande”, “longo”, “comprido”, “superior”. Normalmente está relacionado a altura, mas pode também se referir a outras coisas, como sons. A palavra é escrita com “l” após o “a”. Veja alguns usos desta palavra em frases.

  • Ele é muito alto astral.
  • O volume está muito alto.
  • A concentração de sal não chega a ser alta.

Uma observação, um erro muito comum é com a palavra “alto-falante“, que é escrito com o “alto” ao invés de “auto”. Neste caso a palavra está relacionada a altura do volume do “falante”.

3.5/5 - (44 votes)