À primeira vista, essa é uma dúvida de geografia, mas se considerarmos que as duas palavras são bem próximas e que as pessoas frequentemente empregam uma em lugar da outra quando falam ou escrevem, passa a ser uma dúvida de língua portuguesa. Ambas as palavras, “Altura” e “altitude”, tem relação com a elevação de algo em relação a uma base, porém seus usos são mais específicos. Entenda um pouco mais sobre as palavras e quais são as situações certas para utilizá-las.
Altura
Representa uma distância vertical de uma determinada base até a extremidade mais alta de um corpo ou terreno. O uso desta palavra é adequado para se perguntar quanto uma pessoa mede, ou quanto mede um prédio de sua base até o seu topo. Veja alguns exemplos do uso desta palavra.
- Qual a altura daquela arvore?
- Eu não sei a sua altura.
Altitude
Também é a distância, em vertical, de um corpo ou ponto tendo como base de referência o nível do mar. refere-se, por convenção, apenas a uma cota geométrica, mas também pode ser considerada uma “altura” que tem uma base já predeterminada (nível do mar, no caso). Seu uso, por exemplo, é muito comum para saber a localização de uma cidade. Ao invés de dizer que cidade está localizada em 100 metros acima do nível do mar, pode-se dizer que sua altitude é de 100 metros. Veja alguns exemplos.
- A altitude de minha cidade natal é de 500 metros.
- Não sei qual a altitude estamos, mas o ar está mais rarefeito.