Uma confusão muito comum na hora de escrever são as seguintes palavras: acima, a cima, abaixo e a baixo. Quando estamos conversando ou ouvindo, as palavras mal tem diferença entre si, pois sua pronuncia é muito parecida, mas ao escrevê-las é preciso prestar um pouco de atenção. Tanto “abaixo” como “a baixo”, e “acima” como “a cima” são palavras corretas, mas seus significados são diferentes, e por isso, não podem ser usadas de qualquer maneira.
Acima e Abaixo
Essas duas palavras tem a mesma função sintática, ambas são advérbios que indicam normalmente posição ou lugar. Acima pode significar que o individuo ou coisa em questão está posição superior”, em local mais elevado ou até mesmo uma situação de maior importância. Abaixo tem os significados contrários, ou seja, em posição inferior, em local menos elevado ou em uma situação de menor relevância. Veja os exemplos para entender melhor:
- A cidade fica acima do nível do mar.
- A temperatura as vezes fica abaixo de zero.
- Espero, acima de tudo, que você se saia bem!
- Abaixo à ditadura militar!
- Os exemplos acima estão corretos, e os abaixo também.
- Estas exigências estão acima das capacidades financeira da empresa.
- Este filme ficou abaixo de minha expectativa.
A cima e A baixo
Diferente das anteriores, “a cima” e “a baixo” são expressões compostas por duas palavras cada: a preposição “a” e o substantivo “cima” ou “baixo”. Estão diretamente ligados à altura, “a cima” pode significar alto, topo, cume a depender de onde for usado, e “a baixo” terá o significado contrário. Um dos usos mais comuns e vistos mais frequentemente “a cima” e “a baixo” é quando eles completam, respectivamente, as expressões “de baixo” ou “de cima”. Para clarear as ideias, veja os exemplos:
- Com sua bicicleta, desceu a rampa de cima a baixo.
- Finalmente esse prédio veio a baixo.
- O elevador disparou do térreo a cima.
- Correu a ladeira de baixo a cima.