No momento em que um falante da língua portuguesa se depara com duas palavras muito parecidas, até mesmo os leitores e os escritores mais assíduos ou escritores experientes podem dar um vacilo. Que a nosso idioma tem varias palavras que parecem pegadinhas de tão similares todos sabem, mas não há forma fácil de evitar os erros se não conhecendo muito bem a sua língua nativa. Duas palavras que causam bastante problemas são: “acender” e “ascender”, ambas estão corretas e as duas são verbos, mas os seus significados não são tão parecidos quanto a sua estrutura fonológica. Entenda melhor sobre os vocábulos em questão e veja exemplos do uso destes verbos.
Acender
Esta palavra pode ter alguns significados, mas todos estão ligados de alguma forma. Acender pode significar “atear fogo”, “fazer brilhar”, “fazer arder”, e até mesmo “ligar” ou “colocar para funcionar” quando se trata de sistemas elétricos de iluminação. Veja alguns exemplos onde pode ser empregado o verbo “acender”
- Acenda logo a fogueira.
- Quer que eu acenda as luzes?
- Isso acendeu uma ideia em minha cabeça!
Ascender
Com a diferença da adição de uma letra, esta palavra se afasta muito da anterior. Seu significado é de “elevar”, “subir”, seu uso é simples, e quase sempre pode ser substituído por estas mesmas palavras. Veja alguns exemplos do uso deste verbo.
- Jesus ascendeu aos céus.
- Este elevador está nos ascendendo muito devagar.
- Eu desejo ascender de cargo na empresa.