Estrutura do texto

Um dos maiores problemas nas redações em provas, vestibulares e concursos públicos é estruturar as idéias para fazer com que o avaliador entenda o que foi dito no texto. Obviamente as palavras e os argumentos que você escolhe pesam bastante para que a mensagem seja passada para seu avaliador sem problemas. Porém, fazer uma estrutura no texto para poder guiar o seu pensamento e o do avaliador também.

Este tipo de estrutura é bem comum em dissertações, porém também podem ser usadas em outros tipos de texto argumentativos, como a carta. Separar o texto em três etapas é o modo mais comum de construir um pensamento sólido e também guiar o leitor a entender sua mensagem. As três partes são: Introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma vai cumprir uma função específica.

A introdução faz uma rápida apresentação do assunto e já traz uma ideia da sua posição no texto, é normalmente aqui que você irá identificar qual o problema do texto, o porque ele está sendo escrito. Normalmente o tema e o problema são dados pela própria prova.

O desenvolvimento elabora melhor o tema com argumentos e ideias que apoiem o seu posicionamento sobre o assunto. É possível usar argumentos de várias formas, desde dados estatísticos até citações de pessoas que tenham autoridade no assunto.

A conclusão faz uma retomada breve de tudo que foi abordado e conclui o texto. Esta última parte pode ser feita de várias maneiras diferentes, é possível deixar o assunto ainda aberto criando uma pergunta reflexiva, ou concluir o assunto com as suas próprias conclusões a partir das ideias e argumentos do desenvolvimento.

Esta estrutura é uma das mais utilizadas em textos argumentativos, e por conta disso é mais fácil para os avaliadores se guiarem quando ela é usada. Existem diversas formas de se estruturar cada etapa dessa estrutura de texto, porém, só segui-la já traz um condicionamento mais direto ao pensamento. Vale lembrar que normalmente as redações de concursos e vestibulares só permitem em média 20 a 25 linhas de texto, portanto seja objetivo com suas ideias e argumentos.

Estrutura do texto
4.1 (81.11%) 36 votos