“Flagrante” e “Fragrante”

O português muitas vezes confunde a mente das pessoas na hora de escrever, ou até mesmo falar. Nossa língua é muito rica e tem um quantidade enorme de palavras, obviamente existem palavras muito parecidas que acabam nos dando um pouco de problemas. É o caso de “Flagrante” e “fragrante”, por mais que muita gente ache que a segunda esteja errada, ambas estão corretas e possuem significados completamente diferentes. Como são escritas e pronunciadas de maneiras bem parecidas mesmo tendo significados não relacionados, Flagrante e Fragrante são consideradas palavras parônimas. Existem algumas semelhanças na questão morfológica das palavras, mas entenda melhor o que significa e como usar cada uma delas.

Flagrante

Esta palavra é um adjetivo que se refere a algo incontestável ou evidente, ação que foi vista no momento em que foi praticada. Esta palavra é bastante relacionada com a área criminal e penal, como por exemplos em “crimes flagrantes”, que são aqueles que foram presenciados no momento em que foi realizado, e por conta disso não podem ser negados. Veja alguns exemplos de frases com “flagrante”:

  • Os bandidso tentaram escapar do flagrante.
  • Os dois foram pegos em flagrante se beijando.

Fragrante

Também é um adjetivo, mas tem um significado completamente diferente da palavra anterior. Fragrante se refere à fragrância, é algo ou alguém que tem um bom cheiro, exala um perfume ou fragrância agradável. Como é um adjetivo, também é usado para caracterizar um substantivo, mas normalmente é utilizado para ressaltar uma qualidade. Veja alguns exemplos de frases com “fragrantes”:

  • Ela tem um jardim fragrante.
  • O bolo era lindo e fragrante.
5/5 - (3 votes)